Segundo desafio de ciclismo em prol à Fundação Mirim acontece no próximo dia 5, em Guararapes
Publicado em junho 26, 2026 por Redação 360o
No próximo dia (05/07), na cidade de Guararapes (SP), na região de Araçatuba (SP), irá acontecer o segundo desafio FCA de ciclismo em prol à Fundação Mirim. Em razão do fato, a reportagem esteve no município e conversou com o atleta e organizador Flanderson.
*Continua após a publicidade

Flanderson é dono da assessoria esportiva de ciclismo no município, a ideia surgiu no ano de 2025, com uma única categoria denominada de rachão, ou seja, o ciclista que ultrapassar a linha de chegada primeiro ganhará brindes, entretanto, na ocasião, 10 competidores levaram brindes. “A ideia de fazer um desafio em prol a alguma instituição surgiu para mostrar a força do ciclismo regional”
De acordo com ele, em razão do fato de possuir afinidade com a Fundação Mirim da cidade, entrou em contato com a coordenadora da época que convidou ele e seus atletas para realizarem a prova. “Foi um sucesso”
Três trajetos
Ainda de acordo com ele, havaerá três trajetos. O primeiro de 22km foi denominado de turismo e ele é para a pessoa que está começando no ciclismo que é dividida por idades, gêneros e o cinco primeiros que chegarem vão ganhar um troféu e, os demais, uma medalha de participação.
O segundo é o Sport de 42km, no meio da estrada de terra, ondes os competidores também serão divididos por categorias e gêneros. Ademais, o cinco primeiros das categorias vão receber uma premiação em dinheiro. “Hoje o nosso evento é referência em premiação, graças aos patrocinadores e o dinheiro das inscrições”.
O último percurso é de 53km e denominado “Pró”. Nele haverá a presença de grandes atletas, divididos em categorias e os cinco primeiros serão premiados como elite e, conforme o organizador, a premiação é o grande chamativo de atletas de outros estados. “Atletas do Paraná, de Minas Gerais e de outros lugares vão estar aqui”.
Ademais, haverá a presença de Pardini Online e também do Teia Pedala. Os narradores vão acompanhar os competidores no decorrer da prova e a cronometragem será efetuada por Marcelo que é conhecido por organizar a Copa ABD da modalidade.
O almoço
Ainda conforme o organizador, após a prova um almoço será realizado na Fundação Mirim na rua Nilo Peçanha no bairro Jardim Industrial, ou seja, o competidor já estará com o almoço garantido. Já a entrada do acompanhante deverá ser adquirida na hora da festividade. “Haverá uma apresentação ao vivo no dia”
Além do mais, as pessoas que não pedalam estão convidadas para assistirem a largada na Fapig (Feira Agropecuária e Industrial de Guararapes). A rota passará por uma estrada de terra onde, os atletas, vão poder usufruir de pontos de hidratação, placas de sinalização e as motos que vão direcionar.
A novidade
Para o ano de 2026 a prova contará com a categoria conhecida como E-bike. Em entrevista Flanderson comentou que trata-se de uma bicicleta que, não é elétrica, mas ajuda na pedalada, pois é uma modalidade oficial de mountain bike cross-country onde o atleta pilota uma bicicleta de pedal assistido (sem acelerador) limitada a 250W de potência e 25 km/h, exigindo esforço físico extremo combinado com o gerenciamento estratégico da bateria. Longe de ser um esporte motorizado passivo, ela se define pela capacidade do ciclista de fundir sua força muscular ao torque do motor para superar subidas técnicas antes intransponíveis, demandando alta resistência cardiovascular e preparo físico superior para dominar a pilotagem de uma bike significativamente mais pesada. “Vai ser o maior evento do ano para a fundação”
O evento conta com o apoio do departamento de esporte local, do Agro com relação às estradas de terras guararapenses e a inscrição pode ser feita través do link: https://incentivoesporte.com.br/
No ano passado o evento entregou R$9mil para a Fundação Mirim e, em 2026, a expectativa é entregar o dobro para a instituição do bairro Jardim Industrial que atualmente cuida de aproximadamente 100 crianças em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar. “No local eles recebem alimentação, educação, aula de musica e atividades esportivas”
A Fundação
A Fundação Mirim “Amalie Helene Wirth” é uma entidade civil, beneficente, sem fins econômicos e lucrativos, destituída de sectarismo de qualquer natureza, destinada a atender crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre seis a quinze anos, no contra turno escolar, para aperfeiçoamento da formação social, cultural, esportiva, princípios éticos e morais; nosso trabalho é desenvolvido através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com as crianças/adolescentes e suas famílias, contribuindo assim para o progresso do nosso município.

O serviço ofertado e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.
Leia também: Jogo do Brasil altera horário de funcionamento das repartições públicas de Valparaíso, na próxima segunda